MORRE AOS 96 ANOS A LENDA DO JAZZ TONY BENNETT


 Morreu hoje (21/07) aos 96 anos a lenda do jazz Tony Bennett. A notícia do falecimento do cantor foi dada por sua representante Sylvia Weiner. O cantor completaria 97 anos em 3 de agosto.

Anthony Dominick Benedetto nasceu em Nova York em 3 de agosto de 1926. Cantava desde pequeno e ainda em sua juventude serviu como atirador de infantaria do Exército dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1951 lançava seu primeiro sucesso, a canção "Because of You" através do selo Columbia Records. No ano seguinte lançou o álbum de mesmo nome, e de lá para cá lançou outros 60 álbuns de estúdio.

A carreira de Tony sofreu uma desaceleração durante a era do rock. Em 1986 lançava o álbum The Art of Excellence, seu primeiro álbum em 9 anos. Desde então, voltou ao cenário mainstream da música, emplacando álbuns e recebendo certificações de discos de ouro e platina. Em 1994 lançou seu especial ao vivo MTV Unplugged, que no ano seguinte em 1995 venceu o Grammy de Álbum do Ano.

Em 2006 cantou com nomes como Barbra Streisand, James Taylor, Paul McCartney, Elton John, Céline Dion, Stevie Wonder, Sting e Bono em seu álbum de duetos Duets: An American Classic, que em 2007 foi premiado com o Grammy de Melhor Álbum de Pop Tradicional.
O álbum ganhou uma continuação, Duets II lançado em 2011 e que contou com a participação de nomes como Michael Bublé, Norah Jones, Natalie Cole, Andrea Boccelli e Aretha Franklin. No álbum ele cantou com Amy Winehouse a canção "Body and Soul". Foi o último artista a trabalhar com a cantora antes da sua morte aos 27 anos ainda em 2011.

Ainda no álbum Duets II cantou com Lady Gaga a canção "The Lady Is a Tramp". A parceria dos dois ainda rendeu dois álbuns nos quais Tony e Gaga cantam grandes sucessos do jazz. O primeiro álbum, Cheek to Cheek de 2014 estreou em primeiro lugar na parada da Billboard Hot 200 como o álbum mais vendido, tornando Tony o cantor mais velho a estrear na parada norte-americana. Os dois se apresentaram juntos no Grammy de 2015. Na mesma noite, o álbum foi premiado com o Grammy de Melhor Álbum de Pop Tradicional.

Em 2021 lançaram seu segundo álbum colaborativo, Love for Sale que foi também o último álbum de estúdio lançado por Tony, e no mesmo ano gravaram o especial no Radio City Music Hall "One Last Time: An Evening With Tony Bennett and Lady Gaga". Esta foi uma das últimas apresentações ao vivo de Tony Bennett. No mesmo ano, foi divulgado que ele sofria de Alzheimer, apesar do diagnóstico ter sido feito no ano de 2016. Em 2022, Lady Gaga homenageou o seu amigo no Grammy cantando as canções "Love For Sale" e "Do I Love You", ambas do álbum Love for Sale. O álbum marcou a última vitória de Tony no Grammy, também na categoria de Melhor Álbum de Pop Tradicional pelo álbum colaborativo com Gaga.

Ao longo de sua carreira, Tony ganhou 20 Grammy Awards, incluindo um Grammy de Gravação do Ano em 1963 por "I Left My Heart In San Francisco". Figura também entre os artistas com o maior número de vitórias n história da premiação. Somente na categoria de Melhor Álbum de Pop Tradicional foram 14 vitórias de 17 indicações, que fazem dele o cantor com o maior número de vitórias e indicações na categoria. No cinema, Tony fez pequenas aparições em filmes como "Máfia no Divã" de 1999 e "Todo Poderoso" de 2003.

A causa da morte não foi oficialmente declarada à imprensa até o momento. Tony deixa 2 filhos e 2 filhas. Ele deixa também 4 netos. 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem